Lisboa fervilhava de gente e preparava-se para ser o coração de Portugal, um coração que necessitava de ser alimentado. Era o ano de 1147.
Quando D. Afonso Henriques chega a Lisboa, os Saloios já amanhavam a terra, em torno da Cidade. Pelas suas qualidades de trabalho, honestidade e princípios, a palavra fixou-se e os Saloios ficaram na história e vivem até hoje!
Este é o nosso ponto de partida para a visita ao Espaço Memória dos Saloios. Este espaço foi criado nas instalações da Tété com o objetivo de evocar e manter vivas as tradições populares de Lousa, confirmando a importância que cada um de nós tem na defesa do nosso património local e identitário.
As artes que nasceram e nascem das mãos destes homens e mulheres de trabalho, os Saloios, assumem um valor único ao serem preservadas e partilhadas como património local e nacional e, ao querer dizer, simplesmente:
Somos saloios! Estamos aqui e temos muito que contar!
Para agendar a sua visita gratuita a este espaço, basta enviar um email para espacomemoria@tete.pt, com pelo menos 2 dias úteis de antecedência, indicando o número de visitantes e a data de visita pretendida. A ausência de resposta da nossa parte deverá ser considerada como visita não aceite.
Alertamos para o facto de que pessoas com mobilidade condicionada poderão ter dificuldade em aceder ao espaço.
A visita às nossas instalações fabris, englobada dentro da experiência do Espaço Memória, não é obrigatória mas é recomendada. A visita à fábrica em si, tem um custo de 3,00€ por pessoa.