1960
Pela mão da primeira geração, a família Amaro inicia a produção de queijos frescos. Uma produção pequena e tradicional, inicialmente para fazer escoar o leite da sua pequena exploração de vacas leiteiras.
1976
Os conhecimentos até aí adquiridos são passados à segunda geração da família.
1985
Nunca colocando de lado as características tradicionais dos seus produtos, a Tété inicia uma produção mais industrializada, diversificando, também por essa via, a oferta de queijos.

1998
Inicia a produção de requeijão e de queijos curados. Com um investimento superior a dois milhões de euros, a Tété inaugura as suas actuais instalações, dotadas de um laboratório, para garantir um acompanhamento contínuo e mais rigoroso ao processo de fabrico; e de uma E.T.A.R., visando a diminuição do impacto ambiental provocado pela produção de lacticínios.
É ainda reservada uma parcela de terreno, contíguo à unidade de produção, para a plantação de árvores e de uma área ajardinada.
2002
Introduz o requeijão com alho e ervas aromáticas; o requeijão com doce de abóbora; e o requeijão de mistura de vaca e ovelha.

2008
Inicia a produção de queijo fresco de cabra.
2010
A empresa passa a ser administrada pela terceira geração da família Amaro.

2013
Inicia a produção de manteigas de cabra, ovelha e vaca, e de queijo fresco de ovelha.
2017
Inicia a produção do iogurte natural de cabra.
Ampliação da fábrica, que se concretizou com um aumento de 50% da área das instalações, nomeadamente com a criação de um armazém de matérias-subsidiárias, novas áreas administrativas e da qualidade, assim como aumento da área de frio positivo.
2019
Certificação de Segurança Alimentar ISO22000:2005
2021
É lançado o queijo coalho. Um produto inovador, em Portugal, desenvolvido em conjunto com estabelecimentos de ensino universitário.
2022
É inaugurado o Espaço Memória Saloia. O Espaço Memória é um pequeno projeto museológico dedicado à memória, cultura e identidade Saloia, nas nossas instalações.
2024
Lançamento do Queijo Curado Atabafado de Cabra, fruto de um intenso esforço de ID interno da própria Tété.


