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Tété no Ageas Cooljazz


Ao som dos melhores momentos musicais do mais fantástico festival de verão, os Queijos Tété marcaram presença no Ageas Cooljazz em Cascais, no passado sábado, dia 27 de Julho. No decorrer da tarde e noite, contámos com a presença do Chef João Coelho Lopes para a preparação e confeção de duas sugestões gastronómicas: umas Espetadas Mediterrâneas, com Queijo Coalho, atum e manga e uma Espuma Aérea de Queijo Coalho. Tivemos igualmente a oportunidade de apresentar para degustação diversas tábuas de Queijos Curados Tété, como também o, recentemente lançado, Queijo de Cabra Atabafado.

Deixamos um especial agradecimento ao Cascais Foodlab pelo convite que nos foi gentilmente endereçado, ao Chef João Coelho Lopes por toda a atenção e amabilidade dedicadas aos nossos produtos e à nossa equipa e à Isabel Silvestre do Cascais Ambiente, pelo inexcedível apoio logístico.

Obrigado também a todo o fantástico público que passou pelo nosso espaço para degustar o nosso menu e pelo feedback tão positivo que foi sendo dado ao longo do evento.


Tété patrocina Med On Tour


O Med On Tour é uma atividade de promoção de saúde e prevenção de doença baseada em rastreios cardiovasculares, formações em escolas e visitas a centros de dia/lares da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM). É organizada pelos seus diversos associados, na qual estudantes de todos os anos do Mestrado Integrado em Medicina têm a oportunidade de contribuir para o aumento da literacia em saúde de uma comunidade mais isolada de Portugal Continental. A ação das pessoas participantes é sensibilizar, alertar e formar a população dessas localidades, desde as crianças na escola até aos mais idosos nos lares.

Pela forte componente social e pela ação de proximidade proporcionada junto de um público mais isolado e, muitas vezes, vulnerável, a Tété Produtos Lácteos orgulha-se de, em 2024, ter sido parceiro GOLD deste projeto.


Top 10 Melhores PME


É com enorme satisfação que a Tété Produtos Lácteos recebe, pelo 3º ano consecutivo, a distinção Top 10 Melhor PME do Setor atribuída pela Scoring.

Este reconhecimento, muito baseado em índices de desempenho e solidez financeira, é o espelhar da estratégia há muito traçada pela Tété, que se rege por um crescimento e gestão sustentado e sustentável, gerador de efetivo valor acrescentado.

O Conselho de Administração agradece a todos os que fazem parte deste projeto, com especial destaque para os seus colaboradores que, diariamente, contribuem para a construção desta marca.


Queijo Curado Atabafado de Cabra


Oficialmente lançado na última edição da Lisbon Food Affair, o novo queijo de cabra curado atabafado, cobre-se de uma especial relevância, pois resulta de um processo de investigação e desenvolvimento totalmente interno, levado a cabo, em cooperação, pelo departamento de Qualidade e Segurança Alimentar e pelo departamento de Produção da empresa. O produto resultante é o reflexo da forte capacitação, tanto das instalações laboratoriais e produtivas da empresa bem como dos seus recursos humanos, permitindo que a Tété continue a afirmar-se como uma empresa tecnicamente empreendedora, inovadora, e uma referência no seu sector de actividade.

O novo queijo de cabra curado atabafado é produzido a partir de leites selecionados, que cumprem padrões mínimos de gordura e proteína, que lhe conferem um sabor distinto e um requintado aroma a leite de cabra. Tendo por base a receita original do queijo curado atafado Alentejano, a equipa da Tété tentou perceber o que poderia melhorar e adaptar para se chegar a um produto de excelência, com um sabor tradicional mas com a consistência de produção requirida de uma empresa como a Tété. Com um processo longo de apuramento da formulação, que decorreu durante mais de 18 meses, chegou-se à receita final, que é única e exclusiva da Tété.

No desenvolvimento da receita deste produto, deu-se especial enfoque à criação de um queijo que retivesse todo o sabor tradiconal mas com uma manifesta redução de sal relativamente a produtos semelhantes. Esta alteração da receita tradicional tem 2 objetivos muito claros: criar um produto mais saúdavel e permitir uma maior e melhor percepção da qualidade e da origem animal do leite, que uma grande adição de sal deturparia.

O novo produto apresenta-se de cor clara, textura firme e quebradiça e aroma pronunciado, tornando-se na mais recente aposta da Tété na gama dos seus produtos de leite de cabra. A gama de produtos de leite de cabra tem vindo a ganhar importância no portefólio da Tété e é uma clara aposta da empresa, não só pela riqueza de produtos que a matéria prima permite elaborar, mas também por se tratar de um leite mais próximo do leite materno e, por isso, mais digestível.

Tété na LFA 2024


Entre os passados dias 04 e 06 de Fevereiro, decorreu na FIL a Lisbon Food Affair, uma feira para profissionais do sector alimentar, hotelaria e canal HORECA.

A repetir a sua presença, pelo segundo ano consecutivo, a Tété não podia deixar de estar presente neste certame, por forma a mostrar aos seus parceiros de negócio a evolução da empresa e dar a conhecer o novo produto, lançado aquando da feira: o queijo curado atabafado de cabra.

Quem passou pelo stand da Tété na LFA teve a oportunidade de provar o novo queijo curado atabafado e o feedback obtido foi extremamente positivo, fazendo acreditar no sucesso desta nova adição ao portfólio da Tété.

Agradecemos a todos aqueles que nos visitaram no nosso espaço da Lisbon Food Affair e esperamos que vos possamos rever no próximo LFA.

PME Líder 2023


É com grande satisfação que a Tété recebe, pelo 8º ano consecutivo, o estatuto PME Líder.

Este estatuto de reconhecimento público é fruto do trabalho continuado de todas as pessoas que integram este projeto, pelo que o Conselho de Administração da Tété, S. A., agradece a todos os seus colaborares, clientes, fornecedores e restantes parceiros o empenho e dedicação que entregam a esta empresa.

Lisbon Food Affair


Decorreu no passado dia 22 de junho o @AGIR4INNOVATION – Motor de Desenvolvimento Regional com Base na Inovação, no Convento de São Francisco, em Coimbra.

Com organização do Politécnico de Coimbra, o evento consistiu na partilha de conhecimento nas temáticas dos sectores Agroalimentar, Ambiente, Floresta e Ordenamento; Sociedade, Saúde e Bem-estar; Indústria; Turismo e Lazer.

O evento contou com presença de diversos palestrantes, tendo contado também com a participação do Diretor Geral dos Queijos Tété, João Amaro.

Como representante dos Queijos Tété, João Amaro, lançou para debate os benefícios e obstáculos que se têm sentido na ligação às entidades do sistema científico nacional. Tanto os Queijos tété, como as empresas participantes no painel, foram igualmente exemplos de ligações entre empresas e o mundo académico.

João Amaro deu o exemplo do caso de sucesso que é para os Queijos Tété, a ligação ao mundo científico que, hoje em dia, transcende a mera compra de serviços de I&D e passa essencialmente por uma ligação contínua de partilha de conhecimentos e dificuldades, assim como a formação dada aos colaboradores. No caso concreto dos Queijos Tété, com a academia, já houve oportunidade de se verem desenvolvidos, desde atividades de I&D puras, como foram já a âncora para ultrapassar desafios de produção que, internamente, não se estavam a conseguir resolver.

No final da sua intervenção, João Amaro fez um especial agradecimento a dois docentes que têm acompanhado e ajudado muito os Queijos Tété, Prof. Carlos Dias Pereira e Prof. David Gomes, ambos da Escola Superior Agrária de Coimbra.

No momento de coffe break e networking, houve tempo para uma degustação do Queijo Coalho Tété, onde todos os presentes tiveram a oportunidade de conhecer e provar o último produto a ser lançado pela marca e que recolhe já muitos adeptos. A adesão foi bastante positiva e muitos dos participantes ficaram surpreendidos com a existência de um queijo para grelhar fabricado em Portugal, tendo a maioria dos provadores gostado bastante do produto apresentado a degustação. Ao Politécnico de Coimbra, muito obrigado pelo convite.

Lisbon Food Affair


Entre os passados dias 12 e 14 de Fevereiro, decorreu na FIL a Lisbon Food Affair, uma feira para profissionais do sector alimentar, hotelaria e canal HORECA.

Com uma ausência de alguns anos devido ao contexto pandémico, a Tété não podia deixar de estar presente neste certame, por forma a mostrar aos seus pareceiros de negócio a evolução da empresa e dar a conhecer os novos produtos lançados nos últimos 3 anos. Estes novos produtos cobrem-se de uma importância extra para a Tété, visto serem fruto de estreitas parcerias com várias instituições científicas nacionais, o que permite que a Tété se tenha vindo a afirmar como uma empresa inovadora e uma referência no seu sector de actividade.

Agradecemos a todos aqueles que nos visitaram no nosso espaço da Lisbon Food Affair e esperamos que vos possamos rever no próximo LFA.

Espaço Memória


A Tété - Produtos Lácteos, S.A. inaugurou ontem, dia 14 de Dezembro, o Espaço Memória, um espaço museológico integrado nas sua sede em Lousa, que visa exaltar e dar a conhecer a cultura e identidade da Região Saloia, de onde é originário o queijo fresco.

A exposição tem curadoria pedagógica da museóloga e historiadora Ana Paula Assunção e inclui ilustrações, utensílios, maquetes 3D e testemunhos. O espaço expositivo está aberto ao público e terá acesso gratuito, mediante marcação.

Um especial agradecimento aos convidados:

Ana Paula Assunção
Coordenadora Pedagógica e Curadora do Espaço Memória

Lino Franco
Presidente da Junta de Freguesia de Lousa

Nélson Batista
Vereador da Divisão de Economia e Inovação, da Câmara Municipal de Loures

Maria Cândida Marramaque
Diretora Geral da ANIL (Associação Nacional dos Industriais dos Lacticínios)

José Nuno Lacerda Fonseca
Diretor Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo

Sónia Paixão
Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loures

Um especial agradecimento também a todos os nossos colaboradores!

PME Líder 2022


A Tété renova, pelo 7º ano consecutivo, o estatuto de PME Líder.

No atual contexto de grande incerteza económica e geopolítica, esta revalidação do estatuto de PME Líder reveste-se ainda de maior importância. A Tété agradece aos seus colaboradores, clientes e todos os outros stakeholders que fazem parte deste projeto e que de forma mais ou menos direta contribuem para esta distinção.

Prémio Masters da Distribuição


É com muita satisfação que a Tété comunica que foi distinguida nos Masters da Distribuição na Categoria Circularidade.

Este prémio, avaliado por um reputado júri, distingue as empresas ou iniciativas que entre Setembro de 2020 e Setembro de 2022 tenham aplicado princípios de economia circular que promovam a redução, reciclagem,recuperação e reutilização.

A Tété vê assim reconhecido o empenho que tem dedicado ao tema da sustentabilidade, esforço esse que contempla um conjunto alargado de iniciativas que têm um fim, produzir de forma mais sustentada e sustentável.

As diferentes atividades neste âmbito tem sido monitorizadas pela Tété, para assim melhor conhecer o impacto real das mesmas. Damos a conhecer alguns desses impactos, nomeadamente:

• Utilização de energia fotovoltaica: Reduziu em 80 toneladas anuais a emissões de CO2 o que equivale a plantar 115.000 árvores por ano;
• Circuito integrado de reciclagem de plástico: Permitiu anualmente reciclar e reutilizar 16 toneladas de plástico;
• Utilização de caixas de logística com retorno: Reduziu o consumo anual de caixas de cartão não reutilizáveis em 60 toneladas;
• Utilização de papel reciclado em todos os processos: Evitou o abate anual de mais de 15 árvores.

Outro dos projetos da Tété no âmbito da sustentabilidade e responsabilidade social foi a criação e financiamento do projeto LousaComposta, que permitiu à freguesia de Lousa, na qual a Tété se encontra sediada, a possibilidade de ter 3 centros de compostagem para os seus habitantes, antecipando-se assim, a freguesia, àquilo que será uma obrigatoriedade legal dentro de alguns anos, a separação dos resíduos orgânicos.

Este trabalho e reconhecimento só é possível através da dedicação diária de todos os trabalhadores da Tété e dos restantes stakeholders, aos quais prestamos o nosso agradecimento.

Distinções Scoring


É com grande satisfação que a Tété comunica ter sido distinguida com as certificações TOP 5% Melhores PME de Portugal e TOP 10+ SETORES.

Estas duas distinções têm por base um conjunto de apertados critérios económico-financeiros, validados e avaliados por um corpo de docentes doutorados em gestão e auditados por uma entidade independente, tendo nesse processo a Tété obtido a notação de Excelente no que respeita ao Índice de Desempenho e Solidez Financeira (IDS), distinção apenas acessível a 5% das PME Portuguesas.

Estas certificações são fruto da estratégia de longo-prazo definida pela Tété, que tem como pressupostos o crescimento orgânico, sustentado e sustentável, aposta na inovação e criação de valor acrescentado para todos os stakeholders e uma justa distribuição de valor ao longo da cadeia, como a concretização da mesma só é possível através do contributo de todos os intervenientes, não podemos deixar de agradecer aos nossos colaboradores, clientes, fornecedores e outros parceiros, todos eles essenciais neste processo.

Lousa Composta


A Tété renova, pelo 6º ano consecutivo, o estatuto de PME Líder.

Esta distinção resulta do esforço de todos aqueles que diariamente trabalham neste projeto e também da estratégia de médio longo prazo definida para a empresa, que tem como pilares o crescimento orgânico e sustentando, a inovação e criação de valor acrescentado e continuação da fortificação da solidez financeira.

Lousa Composta


A Tété apresenta o seu novo produto no mercado: O QUEIJO COALHO!

Este queijo elaborado a partir de leite de vaca e cabra, vem responder à crescente procura dos consumidores por alternativas à carne e ao peixe. Assim sendo, apesar de ser queijo, pode ser cozinhado como qualquer outra proteína permitindo, nomeadamente, a substituição da carne. É um produto que pode ser consumido em cru mas que é melhor apreciado quando é grelhado ou assado. Presta-se especialmente bem à elaboração de pratos vegetarianos ou para aquela refeição em que simplesmente apetece algo diferente do habitual.

No desenvolvimento deste novo produto Tété, tivemos essencialmente atenção a 2 grande vectores:

Saúde
É um alimento rico em cálcio e proteínas, sem lactose, recomendado para consumidores com intolerância a produtos lácteos ou que necessitem de uma alimentação rica em proteínas.

Tendência
O público alvo deste produto são os consumidores vegetarianos mas também é apetecível por flexitarianos ou por pessoas preocupadas em fazer uma alimentação saudável.

Veja o vídeo de apresentação do novo queijo coalho Tété, pelo chef Rui Ribeiro aqui

Lousa Composta


No âmbito do projeto interno de responsabilidade ambiental "GreenInside", a Tété terminou recentemente a instalação de painéis solares fotovoltaicos. Os paineis agora instalados, correspondem já a 30% da energia consumida na fábrica.

A Tété pretende assim, dar mais um importante passo para um futuro sustentável com a produção da sua própria energia, limpa e renovável, e ao mesmo tempo reduzir a sua pegada ecológica.

Lousa Composta


No âmbito dos projetos de responsabilidade social e do projeto interno de responsabilidade ambiental GreenInside, a Tété apoiou recentemente um projeto de compostagem comunitária em Lousa. O grande objetivo da iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia de Lousa, visa a aplicação do programa ‘Lousa Composta’.

O programa ‘Lousa Composta’ é, na sua génese, um processo de sensibilização das populações e agentes económicos para a economia circular e para a promoção de comportamentos mais ecológicos com um menor impacto no ambiente, tendo como base a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia em oposição à economia linear.

Os compostores, oferecidos pela Tété, foram colocados pela JF nas localidades de Carcavelos, Lousa e Cabeço de Montachique. A inauguração decorreu no passado dia 10 de julho e contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Lousa, Dr. Nelson Batista, de diversos colaboradores da Tété e do Agrupamento de Escuteiros de São Pedro de Lousa.

Greeinside


Projecto de responsabilidade ecológica e social GreenInside

No passado dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, a Tété lançou um projecto interno de responsabilidade escológia e social: O projecto GreenInside. Esta acção surge da vontade de implementar um centro de compostagem de resíduos orgânicos nas instalações da fábrica e da criação de uma horta comunitária, para utilização de todos os colaboradores.

O centro de compostagem e a horta que lhe é contígua, foram inaugurados nesse mesmo dia e apresentados internamente a todos os colaboradores, para que todos possam adquirir no dia-a-dia, comportamentos ecologicamente mais sustentáveis. Os produtos hortícolas biológicos produzidos na horta serão oferecidos aos colaboradores da Tété sempre que estes tragam de suas casas os seus próprios resíduos orgânicos para compostagem.

Estas duas iniciativas são apenas as primeiras de um programa que se quer educacional e que venha a produzir frutos, quer na própria Tété bem como junto da comunidade onde a fábrica se insere. Estes são os primeiros passos na contribuição da Tété para uma sociedade sustentável, mais disperta e preocupada com o papel da sociedade na resolução dos problemas ambientais.

Tété solidária


Enquadradas no âmbito da nossa política de responsabilidade social, durante o corrente mês, a Tété já ofereceu mais de 6.000 unidades de produtos a diferentes instituições de apoio social:

- Associação Abraço;
- Banco Alimentar Contra a Fome;
- Centro Paroquial de Lousa;
- Igreja de Santo António de Lisboa;
- Projeto Mais Solidário;
- Serviços da Ação Social da Câmara Municipal de Loures;
- Serviços da Ação Social da Câmara Municipal de Mafra;
- Serviços da Ação Social da Câmara Municipal de Sintra.

Encaramos estas ofertas como o nosso modesto contributo no apoio às pessoas que se encontram em situações mais vulneráveis e carênciadas.

Tété revalida estatuto de PME Líder


É com orgulho no desempenho de toda a nossa equipa que comunicamos ter sido atribuído aos Queijos Tété, pelo quinto ano consecutivo, o estatuto de PME Líder.

Esta distinção, que se renova pelo quinto ano consecutivo, é o reconhecimento por parte das entidades oficiais, do empenho de todos aqueles que diariamente trabalham na Tété.

Num momento particularmente difícil, esta distinção reveste-se de maior relevância para os nossos stakeholders, pois evidencia a sustentabilidade e solidez financeira da Tété.

A todos os nossos colaboradores, obrigado!

Tété distribui prémio natalício


Face à actual situação pandémica, a Tété decidiu não realizar a habitual festa de Natal para os seus colaboradores e amigos. Este evento tem vindo a ganhar relevo ao longo dos anos e tem-se tornado num momento importante de partilha e convívio entre todos, especialmente para a equipa que trabalha diariamente nesta empresa.

Não querendo porém desiludir os seus colaboradores e com o intuito de compensá-los pelo cancelamento da tradicional festa de Natal, a administração da Tété decidiu distribuir por todos, um prémio pecuniário correspondente ao orçamento habitual para a realização deste evento.

A Tété deseja a todos os seus colaboradores e amigos um Feliz e Santo Natal e esperamos que já no próximo ano nos possamos encontrar todos na habitual festa de Natal.

comunicado


A Tété irá reforçar o apoio aos seus funcionários com a antecipação do pagamento do subsídio de Natal.

A Tété irá pagar o subsídio de Natal antes do previsto como medida de apoio a todos os seus colaboradores e famílias. Esta antecipação surge num contexto económico e social particularmente difícil sem similitude num passado recente o que nos leva a efectuar acções de excepção. Mais do que um apoio, a antecipação do pagamento deste subsídio, é o reconhecimento do esforço comum e do desempenho de todos os nossos colaboradores durante esta pandemia.

Entrevista a João Amaro no programa Sociedade Civil


No passado dia 9 de Outubro, o Director Geral dos Queijos Tété, João Amaro, marcou presença no programa da RTP2, Sociedade Civil. O tema principal desta emissão foi o queijo e como este é um elemento fundamental para uma dieta saudável e equilibrada e como a Tété se adaptou à nova realidade de crise resultante da pandemia de Covid-19. Veja ou reveja, a entrevista ao director geral da Tété aqui (a partir do minuto 12)

Nova embalagem produzida a partir de plástico reciclado


Atentos à sustentabilidade ambiental, os Queijos Tété começaram a utilizar, nas sua embalagens, plástico 100% reciclado e reciclável. Este processo foi iniciado com o seu principal produto, o Queijo Fresco de Vaca, mas em breve a utilização de plástico reciclado será estendido a toda a gama de queijos frescos.

Sempre que encontrar o selo de reciclagem Tété, terá a certeza que todos os desperdícios de plástico que surgem durante o processo de produção, são enviados novamente para o fornecedor para que estes sejam reciclado e transformados em novo plástico.

Plástico reciclado e reciclável para uma menor pegada ecológica!

Veja o vídeo de apresentação da embalagem aqui.

João Amaro entrevistado na Veterinária Atual


O director geral da Tété, João Amaro, foi entrevistado para a edição de Julho e Agosto da Veterinária Atual, sobre a caprinicultura de leite. Fique a saber mais um pouco sobre a exploração e propriedades nutricionais do leite de cabra e a sua procura num mercado cada vez mais competitivo por um produto de qualidade. Conheça também as vantagens do consumo deste leite e as forma como exploradores, produtores, comerciantes e médicos veterinários se adaptam às novas tecnologias mas, principalmente às exigências do consumidor.
Leia o artigo na íntegra aqui.

Tété faz doação ao SNS


No âmbito das actuais actividades de responsabilidade social de apoio a iniciativas ligadas à Covid-19 os Queijos Tété ofereceram, no decorrer desta semana, máscaras cirúrgicas, fatos macaco descartáveis cirúrgicos, óculos de protecção, tocas descartáveis e antissépticos ao Serviço Nacional de Saúde.

Tété doa computadores à Escola Básica de Lousa


Desde a declaração do estado de emergência em Portugal, fruto da pandemia de Covid-19, a Tété decidiu transferir todo o seu orçamento dedicado a acções de responsabilidade social para iniciativas ligadas à prevenção e mitigação das consequências sociais desta doença.

Assim sendo, a Tété ofereceu hoje, dia 27 de Abril, 10 computadores portáteis à Escola Básica de Lousa para que sejam distribuídos pelos alunos que não dispõem deste equipamento, de modo a que estes possam acompanhar as aulas virtuais e assim permanecer em contacto com a sua comunidade escolar e continuar a aprender. A entrega foi feita na presença do Presidente da Junta de Freguesia de Lousa, Dr. Nelson Batista, e elementos da Direcção do Agrupamento de Escolas Luís Stau Monteiro.

Paralelamente, a Tété também ofereceu computadores portáteis aos filhos dos seus trabalhadores que se encontravam em igual situação.

Esperamos que, com este nosso pequeno contributo, a vida destes alunos retome alguma normalidade e o distanciamento social que nos foi imposto não signifique qualquer tipo de condicionalismo à sua aprendizagem e desenvolvimento.

Tété doa queijos a instituições de ação social


Numa iniciativa concertada entre os Queijos Tété e os Serviços de Coesão Social e Habitação da Câmara Municipal de Loures, tivemos a oportunidade de oferecer hoje mais de 5.000 unidades de Queijos Frescos e Queijos Curados a várias instituições de ação social do nosso município.

Para além da oferta dos produtos, disponibilizámos também o veículo para fazer a distribuição refrigerada pelas 20 instituições que foram beneficiadas por esta oferta.
O objetivo desta doação é darmos um contributo face à crescente procura de apoio social que o nosso município tem vindo a verificar e para o qual tem tentado dar a melhor resposta.

Tété distribui viseiras de protecção


Com a intenção de suprimir algumas necessidades no âmbito das medidas de prevenção ao surto da Covid-19, os Queijos Tété irão oferecer viseiras aos mais de 40 profissionais, nomeadamente Revendedores e Representantes, que garantem diariamente a distribuição dos nossos produtos.

Estes Empresários, e distribuidores dos produtos Tété, representam a nossa linha da frente garantindo que aquilo que a Tété produz diariamente, chega aos vários pontos de venda do nosso país. De toda a equipa Tété, muito obrigado!

Tété revalida estatuto de PME Líder


É com orgulho no desempenho de toda a nossa equipa que comunicamos ter sido atribuído aos Queijos Tété, pelo quarto ano consecutivo, o estatuto de PME Líder.

Esta distinção, criada pelo IAPMEI, numa parceria com a Banca e o Turismo de Portugal, pretende sinalizar as PME com desempenhos superiores, reconhecendo publicamente o sucesso das suas estratégias empresariaias e a importância dos seus contributos para a economia nacional. A todos os nossos colaboradores, obrigado!

RDP Internacional


No passado dia 2 de Dezembro, João Amaro, Director Geral da Tété, esteve à conversa com Miguel Peixoto onde teve a oportunidade de apresentar o vencedor deste ano do Concurso de Queijos de Portugal, na categoria de Queijo Fresco - o Queijo Fresco de Ovelha.

Falou do produto vencedor mas também de outros que a Tété tem no seu portefólio, da história da empresa e das mais importantes premissas para que tenhamos sempre produtos de elevada qualidade.

Oiça a entrevista na íntegra aqui: https://bit.ly/2Rj3PCy

ANIL


No passado dia 28 aconteceu Concurso Queijos de Portugal 2019, evento organizado pela ANIL. Com 210 queijos a concurso, a Tété ganhou o primeiro lugar para melhor Queijo Fresco de Ovelha e Menções Honrosas para os requeijões de vaca, cabra e mistura. Agradecemos à ANIL, e a todos os nossos colaboradores, por estas distinções.

Lisbon International Advertising Festival

Decorreu nos passados dias 19 e 20 de Setembro a IV edição do Lisbon International Advertising Festival no Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, em Lisboa.

O evento apresentou-se como um festival de publicidade onde foram premiadas as melhores campanhas produzidas por muitas das mais conceituadas agências de publicidade internacionais. O evento contou também com um programa diverso de conferências dadas por algumas das maiores estrelas do mercado publicitário.

Através de um convite da organização deste evento, a Tété apresentou-se no Lisbon Ad Festival como parceira deste evento. No hall principal, todos os que por lá passaram, tiveram a oportunidade de conhecer a única marca de lacticínios representada neste Festival, bem como os novos Iogurtes Natural de Cabra e de Pêssego e Mel.

reciclagem

Sabia que 80% do plástico que a Tété usa na produção das suas embalagens é reciclado.

Desde que a Tété começou a utilizar embalagens de plástico, faz parte da sua política de responsabilidade ambiental a utilização de plástico reciclado. Se no início a percentagem de plástico reciclado utilizado era diminuta, hoje em dia, já 80% da matéria prima provém de reciclagem. É um passo no caminho certo para a redução da pegada ecológica da Tété e na construção de um futuro mais sustentável.

Aproveitamento do sorelho - LACTIES

A Tété, no âmbito do projeto LACTIES, está a desenvolver um projecto de investigação e desenvolvimento com vista à valorização do sorelho para a produção de molhos para saladas e de bebidas lácteas fermentadas.

O sorelho é um subproduto do fabrico do requeijão, de difícil e dispendioso processamento nas ETAR’s (Estação de Tratamento de Águas Resíduais). No entanto, o sorelho resultante do fabrico de requeijão de ovelha é constituído essencialmente por água mas pode conter ainda até 1,5 % de proteína ou gordura o que o torna um produto bastante interessante para ser aproveitado para outros fins que não apenas o seu processamento enquanto resíduo poluente. Perante estes factos, urge encontrar alternativas para o tratamento deste resíduo que sejam ambientalmente responsáveis e economicamente viáveis.

É nesta óptica, de valorização deste subproduto da laboração da indústria láctea, que as 6 Universidades e Politécnicos envolvidos no projetoestão a desenvolver um projecto para o aproveitamento do sorelho para a sua aplicabilidade em produtos lácteos, que possam beneficiar das características deste produto que, de outra maneira, seria simplesmente descartado e tratado em ETAR.

A Tété, dando continuidade ao programa de I&D interno e de colaboração com várias entidades do sistema científico nacional, aposta mais uma vez num projecto que assume uma importância vital para o sector, quer do ponto de vista económico e de rentabilidade das unidades de fabrico, mas também com vista a minorar a pegada ecológica de cada uma delas. Este binómio universidade/empresa, é uma aposta relevante para a Tété, que já deu frutos com o desenvolvimento e comercialização do iogurte de cabra, sendo uma aposta ganhadora que será repetida no futuro.

Entrevista Jornal Económico

No passado dia 02 de Agosto, os parceiros do projecto Ecotrophelia, da PortugalFoods, traçaram o panorama do sector agroalimentar nacional num artigo elaborado pelo Jornal Económico. Neste artigo, o director-geral da Tété, João Amaro, em entrevista, revelou o que espera do futuro para a empresa e qual a importância que a I&D e as parcerias com as universidades assumem neste momento para a empresa.

Leia o artigo do Jornal Económico na integra aqui.

Porque não cresce a economia portuguesa?

Porque não cresce a economia portuguesa?

Haverá uma receita mágica para o crescimento da economia de um país?

Se houvesse um padrão, um roteiro para o crescimento económico, como seria? O que conteria?

Com este pensamento, Rui Vinhas da silva, partiu para a aventura de percorrer anos de relatórios de Competitividade Global do World Economic Forum, rankings de exportações e de atracção de Investimento Direto Estrangeiro e começou a cruzar os dados. Verificou que os países mais competitivos são quase sempre os mesmos, e também são esses os que mais exportam e que mais atraem IDE.

Pensou então: o que têm estes países em comum que os outros não têm? E a viagem levou o autor a conclusões muito curiosas, muitas delas inesperadas. O livro "Porque não cresce a economia portuguesa?" é também uma viagem real ao mundo das boas empresas de Portugal, que Rui Vinhas da Silva realizou enquanto Presidente do COMPETE 2020 em 2015 e 2016.

Com o mote "Um bom exemplo de empreendedorismo e de sucessão familiar bem conseguida", muito agradecemos a referência neste livro sobre os Queijos Tété, da sua história, evolução e compromisso para o futuro!

Tété participa em acção com a Timeout e TAP

Após o sucesso da Acção Promocional da Gastronomia Portuguesa realizada em Nova Iorque, a PortugalFoods, novamente em parceria com a TAP e a Time Out, organizou no passado dia 28 de Junho, uma nova ação promocional, desta vez em Londres no Camden House LABS Triangle, com a finalidade de promover a venda de produtos agroalimentares nacionais naquele mercado.

Esta Acção Promocional da Gastronomia Portuguesa está enquadrada no projeto “Portugal Excepcional”, tendo como objetivo divulgar o sector agroalimentar nacional, com especial enfoque nos produtos diferenciadores e de maior valor acrescentado, de modo a evidenciar as competências e o potencial das empresas portuguesas. A Tété, como empresa de referência no sector dos laticínios, marcou presença neste evento e apresentou toda a sua gama de produtos com maior enfoque nos queijos curados.

Esta promoção da gastronomia nacional contou ainda com a presença de Chefs galardoados com estrelas Michelin, que confecionaram os menus que são, atualmente, servidos a bordo da TAP: o Chef Victor Sobral, o Chef Henrique Sá Pessoa, o Chef Rui Paula, o Chef Tiago Bonito e o Chef Ricardo Costa.

Responsabilidade ambiental

Na tendência da diminuição da utilização de matérias plásticas no embalamento de produtos, a Tété, desde Outubro de 2018, optou por um embalamento de papel para o seu mais recente produto, o Iogurte de Cabra Tété. Assim sendo, todas as embalagens do Iogurte de Cabra são produzidas por um fornecedor detentor da certificação PEFC. Esta certificação atesta que a matéria prima utilizada para a produção das embalagens, provém de florestas sustentáveis e geridas com o intuito de manter a sua biodeversidade e o seu futuro a longo prazo.

Tété ganhou o Master Produto do Ano na categoria Iogurte

Realizou-se no passado dia 2 de Julho, a 29ª edição dos Masters da Distribuição, no Museu do Oriente, em Lisboa. Foram entregues 28 Masters distribuídos por sete categorias para distinguir os melhores da Distribuição e da Produção em Portugal, num dos mais relevantes eventos para ambos os sectores.

Numa organização conjunta da IFE by Abilways e da revista Distribuição Hoje (DH), e após a realização da 14.ª edição das Conferências DH dedicada ao tema “O impacto do turismo no retalho e marcas” foram conhecidos o Master Retalhista, Master Produto, Master Experiência do Cliente, Master Campanha do Ponto de Venda, Master Sustentabilidade, Master Brandfootprint e Master Personalidade do Ano.

Neste evento a Tété ganhou o Master Produto do Ano na categoria Iogurte sendo o prémio aceite pelo director-geral da Tété, João Amaro. A atribuição deste prémio, no contexto actual, torna-se relevante porque reconhece o esforço de desenvolvimento de novos produtos e premia a aposta na Investigação e Desenvolvimento que a Tété tem vindo a fazer com entidades do sistema ciêntífico nacional.

Iogurte de Cabra com Pêssego e mel

A Tété, empresa do sector dos produtos lácteos, acaba de lançar um novo produto. Dando continuidade à gama dos Iogurtes, é lançado agora o Iogurte de Cabra com Pêssego e Mel.

A procura constante por novos produtos alimentares, cada vez mais diferenciados, mantém-se uma tendência de mercado e a tal não ficam alheios os produtos lácteos. Para dar resposta às cada vez maiores exigências dos consumidores a Tété, empresa do sector da produção e comercialização de produtos lácteos, lança agora no mercado o Iogurte de Leite de Cabra com Pêssego e Mel.

Os maiores desafios na concepção da receita ideal prenderam-se, mais uma vez, com a textura e o sabor distintos, factores determinantes para a grande qualidade deste novo produto.

A Tété trabalha com os três tipos de leite, mas estudos recentes indicam um aumento na procura de produtos com leite de cabra, por ser o que tem um nível nutricional mais próximo do leite materno, por ser de mais fácil digestão e, mesmo com lactose, é mais tolerado que os restantes.

Seguindo esta tendência de mercado a Tété lançou há cerca de 18 meses um iogurte de leite de cabra natural sem lactose, sem adição de açúcar e com baixo teor de gordura. Agora, fazendo a gama crescer, introduz uma variante deste produto com o novo iogurte de cabra com pêssego e mel. Também sem adição de açúcar, com baixo teor de gordura e sem lactose é indicado para consumidores que apresentem intolerância a esse açúcar, mas nutricionalmente rico, nomeadamente em proteína, cálcio e vitamina B6.

A escolha desta combinação de pêssego e mel resultou da submissão de várias amostras e composições, iogurtes e outras frutas, a um painel de 100 provadores qualificados, tendo sido esta a composição sobre a qual recaiu a maior preferência.

Prémio Ecotrophelia Portugal

A Federação Portuguesa de Natação em parceria com a GesLoures e o Município de Loures, organizaram no passado dia 20 de Junho um Torneio designado Taça GesLoures, que contou com a presença de cerca de 18 clubes e de 500 nadadores.

Este torneio esteve inserido no calendário desportivo da natação nacional e sendo os Queijos Tété um dos seus patrocinadores oficiais, marcámos presença através da oferta de diversos brindes a todos os atletas e treinadores. Parabéns a todos os participantes!

Prémio Ecotrophelia Portugal

Decorreu no passado dia 23 de Junho mais um encontro mensal de clássicos e desportivos MAFRACLÁSSICOS. Este foi muito especial, por se tratar da comemoração do seu 9º aniversário.

O percurso contou com a já habitual paragem nos Queijos tété, para que todos os participantes pudessem usufruir de uma visita guiada à nossa fábrica. Após a visita foi oferecido um lanche a todos os presentes. Muito obrigado pela vossa simpática presença e até para o ano!

Prémio Ecotrophelia Portugal

Indo já na sua terceira edição, o Prémio Ecotrophelia Portugal irá decorrer no próximo dia 21 de Maio no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Este evento irá determinar o melhor produto nacional que irá representar Portugal na competição europeia do Prémio Ecotrophelia, na feira SIAL Paris, em França.

A Tété, empresa que atua no sector da produção e comercialização de produtos lácteos, integra pelo segundo ano consecutivo o Ecotrophelia Guiding Board na qualidade de parceiro, apoiando a terceira edição desta competição que promove a ligação de estudantes, professores e investigadores a profissionais do setor agroalimentar, contribuindo para a criação de uma rede de formação de excelência em inovação alimentar.

João Amaro, Diretor Geral da Tété, faz um balanço positivo desta parceria, pois permite que a empresa tenha um papel activo enquanto agente económico que promove a inovação, independentemente dos seus beneficiários diretos. João Amaro encara também a participação dos Queijos Tété como uma linha de aplicação da política de responsabilidade social da empresa.

O Prémio Ecotrophelia Portugal é uma iniciativa promovida pela ‘PortugalFoods’ e pela Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA) e tem como objetivo estimular a inovação e o empreendedorismo na área agroalimentar junto do meio académico e do setor empresarial desta área de negócio. Este evento visa o desenvolvimento de um produto alimentar ecologicamente inovador, desenvolvido por estudantes do ensino superior, despertando assim a atenção das mais diversas entidades e profissionais do tecido académico e empresarial.

Os promotores do prémio pretendem, assim, promover Portugal como um país produtor de excelência e competitivo no mercado global, desde logo alicerçado na formação e qualidade científica dos seus profissionais.

O Prémio Ecotrophelia destina-se a grupos de alunos de licenciatura, pós-graduação e/ou mestrado, com idade igual ou inferior a 35 anos e que integrem uma equipa de dois a dez elementos. Os grupos devem desenvolver produtos alimentares eco inovadores, tendo em conta critérios como as propriedades nutricionais e organoléticas (como sabor, cor e aroma), o seu potencial e relevância comercial e a sua reprodutibilidade industrial.

Segurança Alimentar ISO22000:2005

Desde o passado dia 31 de Janeiro de 2019, a Tété passou a ser uma empresa certificada pela Norma ISO22000:2005 que certifica todo o processo de produção e que garante que obedece a todas as normas de segurança alimentar. A equipa interna afecta a este processo conseguiu alcançar com sucesso esta certificação que irá aumentar a confiança dos consumidores na segurança alimentar dos produtos Tété e ajudar a empresa em novos mercados.

De acordo com Cátia Monteiro, directora de qualidade da Tété e responsável por este processo de certificação, "qualquer sistema de Certificação constitui um desafio para as empresas já que são entendidos, nos dias de hoje, como factor determinante da competitividade entre a concorrência e factor de exclusão para a entrada em novos mercados cada vez mais exigentes.

No Sistema de Gestão da Segurança Alimentar a melhoria contínua não é um mero slogan, ou princípio de gestão. A organização tem durante o processo de certificação de evidenciar o caminho a percorrer e o já percorrido, no sentido de melhorar os níveis atuais de desempenho.

A Tété ao apostar num Sistema de Segurança Alimentar como a ISO22000:2005 pretende assegurar a segurança de todos os produtos produzidos, garantindo sempre produtos de qualidade nos quais os nossos consumidores podem ter uma confiança total. São símbolos da nossa empresa há já vários anos a transparência com que trabalhamos diariamente, a confiança e satisfação dos nossos consumidores em produtos seguros e de qualidade, e o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis ao nosso sector.

A Certificação na Segurança Alimentar premeia assim o esforço conjunto de todos no controlo e optimização da produção de produtos seguros, na redução de erros de não-qualidade e consequente aumento da competitividade."


O nosso especial agradecimento a todos os colaboradores da Tété que com o seu contributo diário fizeram com que a obtenção desta certificação fosse possível.

Tété PME Líder 2018

É com orgulho no desempenho de toda a nossa equipa que comunicamos ter sido atribuído aos Queijos Tété, a revalidação do estatuto de PME Líder. Esta distinção, criada pelo IAPMEI, numa parceria com a Banca e o Turismo de Portugal, pretende sinalizar as PME com desempenhos superiores, reconhecendo publicamente o sucesso das suas estratégias empresariaias e a importância dos seus contributos para a economia nacional. A todos os nossos colaboradores, obrigado!

Galardão de Mérito Empresarial

No passado dia 15 de Novembro a Tété foi agraciada com o Galardão de Mérito Empresarial, atribuído pela Câmara Municipal de Loures. Este Galardão visa distinguir empresas do concelho que contribuem para um desenvolvimento socioeconómico sustentável, através da criação de riqueza, valor e emprego, e que se destacam pela sua ação empresarial nas áreas da inovação, empreendedorismo e internacionalização, gestão responsável dos recursos humanos, investimento, responsabilidade social, cooperação e preocupação ambiental.

Com mais de 50 anos de experiência, a Tété vê reconhecido o seu esforço de modernização, crescimento sustentado e de um maior compromisso social, pela Câmara Municipal de Loures com a atribuição deste galardão. O Galardão de Mérito Empresarial visa, sobretudo, distinguir empresas cujo impacto da actividade que exercem, resulte numa justa distribuição de valor ao longo da cadeia e criação de valor acrescentado.

A justa distribuição de valor tem sido uma preocupação constante na Tété e reflecte os compromissos sociais que a empresa tem assumido com os seus colaboradores. Actualmente a Tété tem mais 100 pessoas a trabalhar directa, ou indirectamente com a empresa, e conseguiu criar um ecossistema empresarial à sua volta com cerca de 35 microempresas que distribuem os seus produtos pelo país. Estas 35 microempresas, empregam um total de 67 pessoas sendo que 63% destes empreendedores eram colaboradores da Tété e 29% trabalham em regime de exclusividade. Este ecossistema conseguiu gerar um volume de negócios na ordem dos 7 milhões de euros em 2017.

Para além da ajuda ao desenvolvimentos destas 35 novas empresas, a Tété emprega directamente 41 colaboradores e tem alguns projectos de assistência social tal como a disponibilização de produtos de oferta para os seus funcionários, os excedentes de produção são encaminhados para instituições de solidariedade social, donativos a atividades de desporto, cultura, investigação e apoio a pessoas em situação de risco ou de exclusão.

De mãos dadas com a responsabilidade social, a Tété também se preocupa com o impacto ambiental da sua actividade económica. A Tété compra 80% da sua matéria-prima na própria Região Saloia, diminuindo assim a pegada ambiental, precisamente por comprar a explorações agropecuárias próximas. Para além de óbvios ganhos ambientais, a compra de matéria prima nas proximidades do local de transformação permite, não só controlar a origem da mesma, mas também obter matéria prima de qualidade e de frescura superior, fazendo com que o próprio produto da Tété ganhe ainda mais qualidade. Das 8 empresas agropecuárias que produzem diariamente para a Tété, 5 produzem em regime de exclusividade, sendo elas responsáveis por uma fatia considerável dos mais de 3.500.000 litros de leite que a empresa laborou em 2017.

O facto da Tété trabalhar com empresas locais, alguns em sistema de exclusividade, permite a manutenção de uma política de preços estável, proporcionando aos produtores um crescimento sustentável e previsível. Para além disso a Tété ainda garante um incentivo ao crescimento destas explorações no que concerne à exploração leiteira de gado ovino e caprino.

Para além das preocupações sociais e ambientais, a Tété tem, desde há uns anos, uma estratégia de desenvolvimento de novos produtos alimentares, cada vez mais diferenciados e enriquecidos que darão resposta às novas tendências do mercado. Para tal, a Tété, estabeleceu um programa de parcerias com diversas entidades do sistema científico nacional, cuja colaboração já deu frutos visíveis, nomeadamente na introdução no mercado de um iogurte de leite de cabra, sem açúcares adicionados e sem lactose. O lançamento deste novo produto, para além de uma colaboração frutífera com uma universidade portuguesa, é o primeiro elemento de um programa de I&D abrangente que, neste momento, já conta com a colaboração da 3 Universidades e Politécnicos. Este programa representa a confiança da Tété na inovação e know-how português e a garantia de que o iogurte de leite de cabra é o primeiro de uma série de produtos inovadores, nascidos destas colaboração entre o mundo empresarial e o académico.

Este programa colaborativo de I&D e a criação de um ecossistema empresarial à volta da Tété, teve, por consequência, a necessidade de uma ampliação de alguma monta da capacidade de produção da fábrica. Assim sendo, durante entre 2017 e 2018, a Tété realizou um investimento superior a 750 mil euros na ampliação da unidade fabril traduzindo-se num aumento de 50% da área coberta e num crescimento de 90% da área de armazenamento refrigerado. Esta ampliação permitiu uma maior eficiência no processo produtivo e uma redução da temperatura de pós-laboração em 50% o que representam ganhos significativos e comprovados, na qualidade do produto final. Com o aumento físico da fábrica e a introdução de novas linhas de produção e de embalamento, este crescimento representa um aumento de 30% da capacidade produtiva da Tété estando, neste momento a empresa, mais preparada para responder de forma eficaz aos novos desafios do mercado interno e do mercado de exportação.

Na Tété temos consciência que uma empresa é muito mais do que dados e rácios financeiros, é feita por pessoas, são elas que realmente acrescentam mais valor a um negócio e são elas que, na realidade, fazem a diferença. Por isso gostaríamos de dedicar esta distinção a todos os colaboradores, directos e indirectos que todos os dias trabalham para que a Tété cresça e floresça no Concelho de Loures e na Região Saloia.

O nosso mais sincero obrigado.

Todos os prémios da Tété

No passado dia 29 de Outubro, decorreu mais uma edição do Concurso Queijos de Portugal e a Tété foi mais uma vez distinguida pela ANIL recebendo o 1° Lugar na categoria de Requeijão de Vaca e Menções Honrosas nas categorias de Queijo Fresco de Cabra, Queijo Fresco de Ovelha, Requeijão de Cabra e Requeijão de Mistura. Este ano, a direcção da empresa decidiu distinguir quem realmente elabora o produto com as suas mãos e quem teve a honra de receber os prémios foram as funcionárias da Tété responsáveis pelos produtos premiados. O nosso muito obrigado à ANIL e principlamente aos nossos colaboradores por mais estas distinções.

Morgaine Gaye com João Amaro e Cátia Monteiro

No passado dia 16 de Outubro, o Iogurte Natural de Cabra Tété foi distinguido com a 3ª Menção Honrosa no Food Nutrition Awards na categoria de Produto Inovação.
 
Este prémio é o reconhecimento de um longo e difícil processo de I&D, que envolveu a toda a equipa técnica da Tété e entidades do sistema científico nacional, que resultou num produto não só inovador, como nutricionalmente bastante equilibrado e saudável. Este prémio é também um alento para a estratégia de I&D definida pela Tété, que visa a criação de novos produtos, de grande valor acrescentado, olhando para o mercado e consumidores numa perspetiva de longo-prazo.

Entrega de Pémios Ecotrophelia

Foi atribuído no passado dia 25 de Maio, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, o Prémio Ecotrophelia Portugal 2018, promovido pela PortugalFoods em coorganização com a @FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares.

Como parceiro convidado deste evento, os Queijos Tété marcaram presença com Cristina Amaro, Administradora e Cátia Monteiro, Directora da Qualidade.

Muitos parabéns aos três primeiros vencedores mas também a todos os que participaram e que, com todo o seu talento e dedicação fizeram da 2ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2018 um enorme sucesso.

Tété no Portugal Expo 2018

O Prémio Ecotrophelia Portugal vai na sua segunda edição. A competição nacional realiza-se no dia 25 de maio, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto e irá determinar os três melhores produtos que vão estar a competir. O vencedor irá representar Portugal na competição europeia do Prémio Ecotrophelia, na feira SIAL Paris, em França.

A Tété, empresa que atua no sector da produção e comercialização de produtos lácteos, integra este ano o Ecotrophelia Guiding Board na qualidade de parceiro, apoiando assim, a segunda edição desta competição que promove a ligação de estudantes, professores e investigadores a profissionais do setor agroalimentar, contribuindo para a criação de uma rede de formação de excelência em inovação alimentar.

O Prémio Ecotrophelia Portugal é uma iniciativa promovida pela ‘PortugalFoods’ e pela Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA) que tem como objetivo estimular a inovação e o empreendedorismo na área agroalimentar junto do meio académico e do setor agroalimentar. Visa o desenvolvimento de um produto alimentar eco inovador, desenvolvido por estudantes do ensino superior, despertando assim a atenção das mais diversas entidades e profissionais do tecido académico e empresarial.

“Esta é mais uma das nossas apostas, no âmbito da nossa estratégia e também da responsabilidade social, que visam promover a inovação que acreditamos ser um dos pilares essenciais não só para a nossa empresa, como para a nossa económica e especialmente para o nosso setor”, refere Cátia Monteiro, Diretora de Qualidade da Tété.

Os promotores do prémio pretendem, assim, promover Portugal como um país produtor de excelência e competitivo no mercado global, desde logo alicerçado na formação e qualidade científica dos seus profissionais.

O Prémio Ecotrophelia destina-se a grupos de alunos de licenciatura, pós-graduação e/ou mestrado, com idade igual ou inferior a 35 anos e que integrem uma equipa de dois a dez elementos. Os grupos devem desenvolver produtos alimentares eco inovadores, tendo em conta critérios como as propriedades nutricionais e organoléticas (como sabor, cor e aroma), o seu potencial e relevância comercial e a sua reprodutibilidade industrial.

O Prémio Ecotrophelia Portugal realiza-se em duas fases. A primeira fase compreende uma ronda nacional em que os estudantes submetem a candidatura do seu projeto. O Comité de Pré-Seleção elege 10 finalistas (que atualmente já são conhecidos), sendo estes posteriormente alvo de avaliação por um painel de personalidades do setor. Os três melhores classificados recebem prémios no valor de 2.000€, 1.000€ e 500€, respetivamente. A segunda fase conta com a participação do vencedor português na competição europeia em representação de Portugal.

A competição Ecotrophelia Portugal tem como objetivo premiar a eco inovação no sector agroalimentar, sendo os produtos a concurso avaliados por um júri multidisciplinar que tem em consideração critérios como: Eco inovação; Qualidades organoléticas e nutricionais; Cumprimento da legislação em vigor; Reprodutibilidade ao nível industrial; Relevância do produto ao nível comercial, distribuição e/ou retalho; Embalagem; Plano de marketing, negócio e vendas; Responsabilidade social e ambiental.

Tété no Portugal Expo 2018

Nos passados dias 20, 21 e 22 de Abril, os Queijos Tété marcaram presença na primeira Portugal Expo, no Luxemburgo, feira que foi inteiramente dedicada a dar a conhecer os produtos e serviços portugueses ao público europeu. Com um balanço bastante positivo, a Tété pretendeu neste certame, mostrar a grande variedade dos seus produtos e capacidade de produção, dando especial enfoque para o recentemente lançado Iogurte de Cabra Natural, bem como os queijos frescos e as manteigas tradicionais. A participação neste evento pertendeu dar a conhecar a Tété no mercado europeu, nomeadamente junto das comunidades portuguesas, bem como incentivar acordos com vista ao estabelecimento de uma representação comercial internacional. Devido à excelente receptividade dos produtos Tété esperamos, em breve, ter os nossos queijos, iogurtes e manteigas disponíveis no mercado europeu.

João Amaro na Portugal Foods

Indo já na quarta edição, este ano os Queijos Tété são, pela primeira vez, patrocinadores exclusivos dos Prémios Áquila. Apoiar a cultura nacional e dar a conhecer a marca a novos segmentos de mercado são os fatores intrínsecos a esta parceria.
A Tété, empresa que atua no sector da produção e comercialização de produtos lácteos, com a finalidade de alavancar a produção cultural e audiovisual nacional apoia este ano, e em exclusivo, os Prémios Áquila.
O objetivo deste galardão é premiar o que de melhor se faz no cinema e televisão nacionais. Com votos exclusivamente do público, serão distinguidos os melhores nas seguintes categorias: melhor filme, melhor ator/atriz, melhor argumento, melhor realizador/a e, em televisão, a melhor série e melhor telenovela. O anúncio dos vencedores será transmitido em horário nobre no canal de televisão Cinemundo, na noite de 1 de Maio.
Para além dos prémios dados às categorias em concurso, serão também entregues distinções de cariz especial. São estes, o Prémio Condor, atribuído a um profissional que tenha sido considerado uma revelação na indústria durante o ano anterior, o Prémio Fénix que presta homenagem à longa carreira de alguém que contribuiu significativamente para o meio audiovisual nacional e o Prémio Excelsior, que será entregue a uma instituição ou entidade que, no ano anterior, tenha sido relevante para o audiovisual português.
João Amaro, Diretor Geral da Tété, considera que o patrocínio aos Prémios Áquila, resulta da oportunidade exclusiva, de uma marca portuguesa, ajudar na divulgação e promoção da cultura e das artes perfomativas do nosso país. Este patrocínio vem, em paralelo, com o lançamento de novos produtos, com especial destaque para o Iogurte Natural de Cabra.
O patrocínio exclusivo deste evento é importante pois permite à Tété perseguir algo que faz parte dos seus objetivos sociais, o de ser facilitadora do reconhecimento da melhor produção cultural e audiovisual nacional. Permite também dar a conhecer a marca a novos segmentos de mercado e mostrar que a Tété aposta na produção de produtos lácteos diferenciadores, enriquecidos e de grande valor acrescentado no panorama atual dos produtos alimentares.”
 

João Amaro na Portugal Foods

No passado dia 19 de Fevereiro, decorreu na Maia, mais uma sessão anual dedicada à discussão das tendências de inovação e oportunidades de mercado no sector agroalimentar, promovida pela Portugal Foods.
Este ano a Tété foi convidada a participar neste evento, como caso de sucesso na transferência de conhecimento entre as universidades e o mundo empresarial, dando como exemplo o processo de I&D que esteve por trás do seu mais recente produto, o iogurte de leite de cabra.
Este convite, para partilha de experiência, surge numa altura em que o lançamento comercial do iogurte já se efectuou, com uma aceitação muito positiva por parte dos distribuidores e já com consumidores fiéis.
O excelente resultado desta primeira transferência de conhecimento de entidades do sistema científico nacional, deixa antever outros projectos de colaboração e de I&D com as universidades e politécnicos.
 

Novo iogurte de leite de cabra

A Tété, empresa do sector dos produtos lácteos, acaba de lançar um novo produto, na gama dos iogurtes. O iogurte de cabra.
 
A procura por novos produtos alimentares, cada vez mais diferenciados, enriquecidos, é a nova tendência do mercado, e a tal não ficam alheios os produtos lácteos. Para dar resposta à novas exigências dos consumidores a Tété, empresa do sector da produção e comercialização de produtos lácteos, lançou agora no mercado o iogurte de leite de cabra.
“O iogurte de cabra é um produto que a Tété já tinha na ‘gaveta’ há alguns anos, mas cujo seu lançamento tinha vindo a adiar. Como em todos os produtos que lançamos, quisemos ir mais longe e conceber algo com mais valor acrescentado do que o mercado tem para oferecer e que esteja mais alinhado com as atuais tendências de consumo”, afirma João Amaro, Diretor Geral da Tété.
Este novo produto “resulta de um longo e intenso trabalho de I&D em cooperação com duas entidades do sistema científico nacional e cujo produto final muito nos orgulha. Os maiores desafios na conceção da receita ideal prenderam-se com a textura e sabor”, refere.
Salientando que “esta é mais uma aposta no investimento e aproximação às entidades do sistema científico nacional, universidades, na transferência de conhecimento, estando já a empresa envolvida noutros projetos de I&D,”.
João Amaro lembra que a Tété trabalha com os três tipos de leite, “mas temos notado um aumento da procura de produtos com leite de cabra, por ser o que tem um nível nutricional mais próximo do leite materno e por ser de mais fácil digestão, e mesmo com lactose é mais tolerado que os restantes”.
E desta necessidade de mercado surge o iogurte de leite de cabra, de aroma natural, com poucas calorias, sem lactose, baixo em gordura e sem adição de açúcar, mas nutricionalmente rico, nomeadamente em proteína, cálcio e vitamina B6.
Esta novidade “vem reforçar a estratégia da Tété no que diz respeito à criação de novos produtos com grande valor acrescentado e com maior propensão à exportação”, diz João Amaral, adiantando que a empresa prevê para breve o lançamento de iogurtes com fruta.
Na globalidade este projeto implicará um investimento na ordem dos 250 mil euros. Os iogurtes da Tété podem ser encontrados no pequeno retalho, canal HORECA, e a empresa está agora em fase de negociação com a grande distribuição.
 
Originalmente publicado em Dinheiro Vivo

Tété inaugura novos escritórios

Dentro do processo de ampliação da sua unidade fabril, a Tété, inaugurou no passado dia 16 de Novembro, a nova ala administrativa da sua fábrica. Para tal, juntou todos os colaboradores que se encontravam nas instalações, para uma visita guiada aos novos escritórios e um brinde à ampliação da Tété.
Infelizmente, nem todos os funcionários puderam estar presentes devido a compromissos profissionais ou pessoais. A Tété agradece a todos por terem partilhado este momento tão importante na vida, e crescimento, da empresa.
 

Atribuição de Estatuto de PME Líder 2016; Queijos Tété

No passado evento de 30 de Outubro da ANIL, Concurso Queijos de Portugal 2017, A Tété recebeu na FIL em Lisboa, três menções honrosas.
 
Os nossos produtos foram distinguidos entre os 3 melhores a concurso a nível nacional. Recebemos menções nos seguintes produtos:
• Requeijão de Vaca light;
• Requeijão de cabra;
• Requeijão de mistura.
 

Atribuição de Estatuto de PME Líder 2016; Queijos Tété

É com orgulho no desempenho de toda a nossa equipa que comunicamos ter sido atribuído aos Queijos Tété, a revalidação do estatuto de PME Líder. Esta distinção, criada pelo IAPMEI, numa parceria com a Banca e o Turismo de Portugal, pretende sinalizar as PME com desempenhos superiores, reconhecendo publicamente o sucesso das suas estratégias empresariaias e a importância dos seus contributos para a economia nacional. A todos os nossos colaboradores, obrigado!
 

Assinatura do protocolo

No passado dia 29 de Junho, a Tété, pela mão do seu director geral João Amaro e em conjunto com outras empresas do concelho de Loures, assinou um protocolo de criação de um novo centro de negócios e incubadora de empresas, a Loures INOVA.
 
A missão geral deste novo organismo da C.M. Loures, visa criar um ambiente favorável à inovação e ao desenvolvimento tecnológico no concelho, promovendo a competitividade e o investimento estruturante das empresas sediadas na região. Numa primeira fase, a Loures INOVA, irá trabalhar com as empresas, ou empreendedores, que desenvolvam projectos nas áreas agroalimentar, transportes, logística, saúde, indústrias criativas e ambiente mas, é expectável, que este leque de industrias venham a ser aumentado num futuro próximo, com projectos que sejam uma óbvia mais valia para o concelho.
 
A Tété, como membro fundador desta incubadora terá, como função específica, estar disponível para contribuir para a definição da estratégia de inovação territorial, no âmbito da materialização do Ecossistema de Inovação para o concelho de Loures e do objeto e missão da própria Loures INOVA.
 

Instalações Tété

Com um investimento perto de 1 milhão de euros, a Tété irá ampliar e melhorar a sua actual unidade fabril, aumentando e reorganizando a sua capacidade de produção. Em paralelo, parte de um esforço continuado de internacionalização, a Tété, em consórcio com outras 12 entidades nacionais e internacionais, está em concurso para um projecto de I&D europeu para a implementação de metodologias inovadoras na indústria de lacticínios.
 

Visita ao Zoo de Lisboa com Queijos Tété

No passado dia 9 de Maio os Queijos Tété tiveram a oportunidade e o prazer de ajudar a proporcionar um dia muito especial a um grupo de utentes da Instituição CIRE Tomar. O passeio ao Jardim Zoológico do Lisboa foi preparado a rigor para oferecer, a 28 pessoas da instituição, momentos especiais fora do seu contexto habitual diário. O resultado foi um dia repleto de emoções, com muita diversão e alegria.
 

Tertúlia de fados na Mercearia Santana, em Sacavém, no dia 13 de maio.

O fado é o tema da tertúlia que se realiza no próximo sábado na Mercearia Santana, em Sacavém, na Rua Almirante Reis, n.º 41 – 43. Com início às 15h00, a tertúlia terá como convidada a fadista Anabela Conde, que será acompanhada pela guitarra de Tiago Vicente e pela viola de Pedro Barrocas. A Teté irá patrocionar este evento com uma degustação de queijos.
 

Tété participa no projecto Grão a Grão

Afonso Borga, 22 anos e licenciado em Serviço Social pelo ISCSP, lançou o projeto Grão a Grão - Jantares Solidários, com vista a angariar fundos para partir em missão para um Campo de Refugiados na Grécia, durante os próximos meses de Verão. Com intuito de concretizar este projecto, o Afonso contactou a Tété para que esta oferecesse produtos para serem parte integrante destes jantares aliando-se, desta forma, a esta iniciativa. O projeto "Grão a Grão" mais do que apenas um conjunto de jantares de angariação de fundos, visa sensibilizar todos os participantes para a causa dos refugiados, desmistificando mitos e eliminando preconceitos.
 

Requeijão de Bola Tété, é o melhor de 2016; Queijos Tété

Foram revelados, dia 14 de Novembro, no Encontro com o Vinho e Sabores, os vencedores do Concurso Queijos de Portugal 2016, uma iniciativa da Associação Nacional de Industriais de Lacticínios (ANIL). São 20 os vencedores do concurso, um em cada categoria, e 40 referências distinguidas com menções honrosas, num universo de 206 queijos que participaram este ano. Pelo segundo ano consecutivo, a Tété ganhou o prémio de melhor requeijão de mistura e também, uma menção honrosa com o nosso requeijão de vaca. A todos os que contribuíram para o sucesso dos produtos Tété, o nosso mais profundo obrigado!
 

Atribuição de Estatuto de PME Líder 2016; Queijos Tété

É com orgulho no desempenho de toda a nossa equipa que comunicamos ter sido atribuído aos Queijos Tété, o Estatuto de PME Líder 2016. Esta distinção, criada pelo IAPMEI, numa parceria com a Banca e o Turismo de Portugal, pretende sinalizar as PME com desempenhos superiores, reconhecendo publicamente o sucesso das suas estratégias empresariaias e a importância dos seus contributos para a economia nacional. A todos os nossos colaboradores, obrigado!
 

Novo protocolo entre Tété e Gesloures E. M.; Queijos Tété

A Tété assinou recentemente um acordo de patrocínio com a GesLoures, entidade municipal que gere todas as piscinas do município de Loures. Este acordo está alinhado com a estratégia de responsabilidade social da empresa, contemplando um apoio financeiro à entidade municipal. Foi também acordado a concessão de condições mais vantajosas para os colaboradores da Tété e dos seus agregados familiares, na utilização dos equipamentos geridos por esta entidade municipal.
 

Entrevista a João e Cristina Amaro; Queijos Tété

João Amaro, Director-geral e Cristina Amaro, Directora-comercial da Tété, dão entrevista para a edição número 31 da Revista Empresas+. Ambos descrevem como a Tété surgiu no mercado há mais de cinquenta anos na produção de lacticínios e consegue promover, já na terceira geração, a aliança perfeita entre tradição e inovação.
 
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Entrevista a João Amaro; Lusa; Queijos Tété

João Amaro, director-geral da Tété, apontou como posição reforçada o aumento da facturação em 5% em exportações para os E.U.A.: « A empresa portuguesa de laticínios Tété vai reforçar este ano a aposta nos Estados Unidos e espera que a sua faturação global cresça 5% face aos 3,5 milhões de euros de 2015, disse o diretor-geral, João Amaro.»
 
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Millennium Estoril Open 2016

A Tété foi o produtor convidado na edição deste ano do Millennium Estoril Open. À Organização do evento, o nosso obrigado.

Requeijões da Tété premiados

O concurso Queijos de Portugal, organizado pela ANIL (Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios), distinguiu o requeijão de vaca, o requeijão de cabra e o requeijão de mistura da Tété como os melhores de 2015, nas categorias respectivas. A empresa obteve, ainda, uma menção honrosa no queijo fresco de cabra, ficando este entre os três melhores daquele segmento de produto.
 
A Tété, empresa que atua no sector da produção e comercialização de produtos lácteos, viu distinguidos, no Concurso «Queijos de Portugal 2015», organizado, recentemente, pela ANIL, os seus requeijões de vaca, de cabra e de mistura, como os grandes vencedores nas suas categorias. A empresa viu ainda reconhecido, com uma menção honrosa, o queijo fresco de cabra.
 
«Estas distinções vêm afirmar a qualidade dos nossos produtos e prestigiar a nossa marca. Continuamos com a nossa aposta em produtos de excelência, na criação de inovação, conveniência e valor acrescentado para o consumidor», afirma Cristina Amaro, Directora Comercial da Tété.
 
Nesta edição estiveram a concurso 184 referências, distribuídas por 20 categorias - mais 7 que em 2014 e 127 que na primeira edição, na qual participaram 57 queijos.
 
Criado em 2009, com os objectivos de estimular o desenvolvimento da indústria queijeira nacional, de promover o queijo português de qualidade e de aumentar o reconhecimento do mesmo junto do consumidor, o Concurso Queijos de Portugal premeia, ano após ano, o que de melhor se faz em Portugal nesta área.
 
O painel de jurados foi composto por representantes dos sectores queijeiro e gastronómico, dos organismos de controlo e certificação, de instituições de ensino, da restauração e distribuição, dos meios de comunicação social e, também, por consumidores.
 
A Tété destaca-se, assim, não só pela qualidade dos seus produtos, mas também pelo seu dinamismo, capacidade de inovação e aposta na investigação, desenvolvimento e diferenciação.
 
Os requeijões da Tété são produzidos segundo uma receita original que tem sido passada de geração em geração, com os ajustes necessários para obter uma textura aveludada e um sabor e aroma únicos. Estes, tal como os restantes produtos da Tété, têm pouco sal adicionado, o que realça a sua qualidade e os torna, também, um alimento mais equilibrado e saudável.

Entrevista a Cristina Amaro, na Pontos de Vista

A directora comercial da Tété, Cristina Amaro, foi entrevistada para a edição número 49, da Revista Pontos de Vista.
 
«Com mais de meio século de vida, a Tété assume-se como uma empresa moderna e que, fruto da sua qualidade, tem vindo a conquistar a sua quota de mercado. As mutações do mercado são comuns, e hoje assistimos a uma Tété com uma nova imagem, numa amostra mais inovadora e moderna da mesma, embora sem nunca esquecer que a marca não descura o seu passado.»
 
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TEDx UCP Porto

A Tété associou-se à Universidade Católica Portuguesa, na organização de mais uma conferência TEDx, no Porto, no próximo dia 29 de Setembro.
 
O programa TEDx foi criado no espírito de missão TED, ideias que merecem ser divulgadas. O programa é projectado para dar às comunidades, organizações e indivíduos a oportunidade de estimular o diálogo em experiências do tipo TED, a nível local. Enquanto as conferências TED contam com uma abordagem mais global, o TEDx foca-se numa comunidade que concentra as vozes locais.
 
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Entrevista para o Jornal Municipal de Loures

O director geral da Tété, João Amaro, e a directora comercial, Cristina Amaro, foram entrevistados para a edição número 6, de Junho de 2015, do Jornal Municipal de Loures.
 
«É um caso de sucesso em que a tradição e a inovação andam de mãos dadas há mais de 50 anos. A receita usada pela primeira geração da família Amaro ainda é a mesma, mas a vasta oferta de queijos atesta a capacidade da Tété de se reinventar.»
 
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Constituição da Confraria do Queijo Fresco da Região Saloia

Na passada quarta-feira, 30 de Abril de 2015, foi assinada a escritura da constituição da Confraria do Queijo Fresco da Região Saloia, impulsionada pela união das freguesias de Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés, e a Junta de Freguesia de Lousa, com o apoio das Câmaras Municipais de Mafra e Loures.
 
A Confraria será uma associação sem fins lucrativos para a promoção e divulgação do queijo fresco, como parte integrante do património gastronómico da região saloia e do próprio país.

Queijos de Portugal 2014

A Tété recebeu cinco menções honrosas, na edição deste ano do concurso Queijos de Portugal, promovido pela ANIL, nas categorias queijo fresco de cabra; requeijão de cabra; requeijão de mistura; requeijão de vaca; e novos sabores. Os produtos da Tété foram, assim, destacados de entre um total de quase 200 referências que foram a concurso.
 
Recebeu ainda palavras muito elogiosas do Senhor Secretário de Estado da Alimentação, Dr. Nuno Vieira e Brito, felicitando, especificamente, a Tété pelo leque de produtos apresentados, símbolos de inovação, investigação e diversificação.

Vida Rural

«Os produtos de cabra são dos que mais crescem no mercado nacional de lácteos, mas uma maior progressão é travada pela falta de matéria-prima, mesmo com o preço a aumentar. Os fabricantes com quem falámos têm em carteira novos produtos de cabra, mas acabam por ficar em standby à espera de mais leite e alguns até já vão buscá-lo a Espanha.»
 
No número de Outubro da revista Vida Rural poderá ler acerca das dificuldades que os fabricantes de queijo de cabra, entre os quais a Tété, têm quando tentam ser fornecidos por produtores nacionais.
 
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SIAL 2014

A Tété estará, a partir de hoje, representada na feira agro-alimentar SIAL 2014, em Paris, até ao próximo dia 23 de Outubro.
 
A SIAL Paris é uma feira internacional de referência para o benchmarking de operadores relacionados com os sectores agro-alimentar e bebidas (retalho/indústria/foodservice), que reúne produtores e compradores, identificando e revelando as tendências e inovação que moldam o futuro da indústria do agro-alimentar e bebidas.

Tété no horseball

Foi com muito gosto que a Tété se associou à equipa de horseball da Quinta de Santo António, enquanto seu patrocinador. Boa sorte, e que comecem os jogos!